O Curso
Histórico
O Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica e Translacional (PgPCT) do Instituto Gonçalo Moniz (IGM), foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e em 2020 teve início a primeira turma na área de concentração Pesquisa Clínica em Oncologia, com financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde – SGTES/MS, mediante parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).
No ano de 2023 foi iniciada a segunda turma do curso, nas áreas de concentração Pesquisa Clínica em Oncologia e Vigilância em Saúde. Essa turma está em andamento com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Acordo de Cooperação técnica nº 1116/2022 celebrado entre a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz-INI), a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-IGM) e o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para fomentar a Rede Brasileira de Pesquisa Clínica (RBPClin) .

Objetivo Geral:
Formar profissionais para atuar de forma ética e qualificada em áreas da pesquisa clínica e translacional de relevância para a Bahia e para o Brasil, com enfoque em oncologia e vigilância em saúde.
Objetivos Específicos:
• Capacitar profissionais da área de saúde para o desenho, desenvolvimento e gerência de atividades técnico-científicas voltadas para melhorias em diagnóstico, acompanhamento e tratamento necessários.
• Estimular maior interação entre instituições assistenciais que atuam na área de saúde e institutos técnico-científicos, para a consolidação de linhas existentes e surgimento de novas linhas de investigação e desenvolvimento médico e tecnológico de interesse regional e nacional.
• Estimular intercambio com outros cursos de pesquisa clínica
Público-alvo:
Portadores de diploma de graduação, concedido por Instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, atuando em oncologia ou vigilância em saúde e que atendam ao seguinte requisito: – Formalmente vinculados a instituições de assistência à saúde, prioritariamente públicas.
Áreas de concentração:
Pesquisa Clínica e Translacional em Oncologia
Vigilância em Saúde
Avaliação CAPES:
Avaliação quadrienal 2017-2020
Link para a SUCUPIRA
